SOBRE PLANTAS BRASILEIRAS

O território brasileiro é muito rico quando se trata de flora. Ele é reconhecido como um dos mais importantes do mundo. Essa riqueza corresponde a 22% das demais espécies mundiais. Mais especificadamente são mais de 55 mil plantas e entre elas, temos a maior variedade de palmeiras e orquídeas.

Falando um pouco mais sobre as orquídeas, temos um universo de tipos diferentes espalhadas pelo mundo a fora. São 35 mil espécies e entre elas 10% são brasileiras.

RODRIGUEZIA VENUSTA

orquidea1

É uma orquídea encontrada nas matas do litoral brasileiro, desde Pernambuco ao Rio Grande do Sul. Possui aroma perfumado, pétalas e sépalas de cor branco-leitosa. Floresce em outubro e novembro. Gostam muito de sombra e água fresca. Popularmente conhecida como “buquê de noiva”.

ALERTA DE EXTINÇÃO

Recentemente o IBAMA divulgou uma lista oficial enumerando 472 espécies brasileiras (34 orquídeas) ameaçadas de extinção. Entre elas está a Cattleya labiata, a “Rainha do Nordeste”, considerada a mais bela orquídea brasileira encontrada apenas no nordeste nacional.

O motivo do desaparecimento dessas espécies está relacionado às atividades humanas (expansão agrícola, avanço imobiliários e etc.) incluindo o comércio criminoso de orquídeas retiradas da própria natureza. Tal desastre leva a ideia de que muitas espécies desaparecem antes mesmo de serem catalogadas.

rainha do nordeste